v. 19 n. 2 (2025)

Apresentação

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas

  • Editorial

    Eliane Maura Littig M. de Freitas, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
    353-354
  • Os Referenciais Curriculares dos Sistemas de Ensino das Unidades Estaduais à luz da Base Nacional Comum Curricular

    Eliane Maura Littig M. de Freitas, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
    355-369
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3150
  • O Ensino Religioso no Amazonas e os Currículos dos Estados da Região Norte

    Giordano Cássio da Silva Costa, Maria Solange Oliveira e Silva
    371-387
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3151
  • O Ensino Religioso no Estado do Pará: Análise do Referencial Curricular Paraense

    Júlia Gabriela Leão Monteiro
    389-400
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3152
  • Análise da proposta curricular do Ensino Religioso da região Centro Oeste à luz da BNCC

    Sônia Maria Dias
    401-415
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3153
  • O Ensino Religioso nos currículos de Alagoas, Bahia e Sergipe: reflexões a partir da BNCC

    Dartagnan Abdias Silva
    417-440
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3154
  • A BNCC e os Currículos do Ensino Religioso: Pernambuco, Paraíba e Piauí

    Priscilla da Silva Góes
    441-451
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3155
  • Adaptações da BNCC nos referenciais curriculares para o Ensino Religioso no Maranhão, no Ceará e no Rio Grande do Norte: um exercício de sociologia do currículo

    Waldney de Souza Rodrigues Costa
    453-473
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3156
  • A regionalização do Ensino Religioso em Minas Gerais: adaptações da Base Nacional Comum Curricular

    Taciana Brasil
    475-493
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3157
  • Referenciais Curriculares para o Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo

    Claudete Beise Ulrich; Edeson dos Anjos Silva, Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Ana Maria Furtado
    495-512
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3158
  • Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro: contexto, possibilidades e desafios

    Maria Beatriz Leal da Silva
    513-526
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3159
  • Ensino Religioso no Estado de São Paulo

    Sonia de Itoz
    179-196
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3160
  • A Historicidade do Ensino Religioso no Estado do Paraná face a Base Nacional Comum Curricular

    Lucas Camargo Tonatto, Robson Stigar
    545-556
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3161
  • Ensino Religioso no Currículo Base do Território Catarinense: Impactos e Contribuições para a Formação de Professores

    Simone Riske-Koch, Katilene Willms Labes, Mariane do Rocio Peters Kravice
    557-580
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3163
  • O Ensino Religioso no Rio Grande do Sul: um referencial para as escolas gaúchas

    José Adilson Santos Antunes
    581-591
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3162

Artigos

  • A Fenomenologia da Religião como Instrumento de Mediação no Ensino Religioso Uma Proposta Metodológica na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica

    Gustavo Claudiano Martins
    593-616
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3200
  • Do desencantamento ao reencantamento: uma investigação teológica sobre a racionalização moderna e a redescoberta do sagrado

    Pablo Fernando Dumer
    617-634
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3186
  • Formar para transformar: ecologia integral e franciscanos seculares

    Nilton Rodrigues Junior
    635-649
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3141
  • Sionismo Cristão: uma teologia à serviço do genocídio

    Wanderley Pereira da Rosa
    651-665
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3222
  • A Literaturidade do Evangelho conforme Marcos

    Francisco Benedito Leite
    667-683
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3201
  • A discursivização da salvação religiosa e o ethos do salvador no discurso bíblico fundador: uma análise semiótica da narrativa de Lucas 19,1-10

    Domingos de Sousa Machado
    685-701
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3049
  • A medico-religious analysis of Exodus 1,17-20 and lessons for the nigerian medical practitioners

    Tosin Success Abolaji, Professor Afolorunso Olalekan Dairo
    703-715
    DOI: https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.2955

Nominata