O Ensino Religioso no Estado do Pará: Análise do Referencial Curricular Paraense

Autores

  • Júlia Gabriela Leão Monteiro Uepa

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3152

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o Referencial Curricular de Ensino Religioso do Estado do Pará, através de uma pesquisa bibliográfica que trabalham as diretrizes e desafios no contexto educacional. Por meio de uma revisão documental do referencial paraense e de literatura especializada. Dialogando como esse currículo reflete a pluralidade religiosa e cultural do Estado, com suas características Amazônicas. Os resultados apontam para a importância de um ensino que respeite a diversidade e promova o diálogo inter-religioso, além de destacar os desafios enfrentados na implementação desse currículo nas escolas públicas do Pará. Conclui-se que o Ensino Religioso pode ser uma ferramenta de inclusão e respeito às diferentes expressões de fé, desde que bem estruturado e contextualizado nas realidades locais.

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Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas