O Ensino Religioso no Rio Grande do Sul: um referencial para as escolas gaúchas

Autores

  • José Adilson Santos Antunes Mestre em Educação (UFSM), Especialista em Pastoral da Educação e Pastoral Escolar (UNIBAGOZZI), Licenciado em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar (URCAMP), Licenciado em Ciências da Religião (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3162

Resumo

Este artigo traz uma breve apresentação dos textos do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Religioso no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Com uma breve introdução, o texto pretende contribuir para o conhecimento do RCG e fomentar a curiosidade do leitor para que se aprofunde em sua leitura. O Estado do Rio Grande do Sul tem muitas especificidades: no Ensino Médio, por exemplo, há a obrigatoriedade constitucional de sua oferta; porém, sem uma norma estadual que defina seu status na organização curricular do Ensino Médio, acabou integrando a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No Ensino Fundamenta, é reconhecido como Área de Conhecimento que compõe com as demais áreas um todo pela formação integral do estudante. Sem poder aprofundar a questão, o artigo traz uma reflexão sobre a importância do Ensino Religioso na organização curricular da escola básica do RS, apresentando o histórico da construção do RCG e sua aplicabilidade no contexto escolar.

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Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas