Ensino Religioso no Currículo Base do Território Catarinense: Impactos e Contribuições para a Formação de Professores

Autores

  • Simone Riske-Koch Doutora em Desenvolvimento Regional PPGDR/FURB, professora na graduação e Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - PPGE/FURB.
  • Katilene Willms Labes Mestra em Teologia - Faculdades EST. Professora de Ensino Religioso na rede Municipal de Gaspar, SC, professora e coordenadora do Curso de Ciências da Religião na FURB.
  • Mariane do Rocio Peters Kravice Mestra em Educação PPGE/FURB, professora de Ensino Religioso na rede Municipal de Jaraguá do Sul/SC e no Curso de Ciências da Religião na FURB.

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3163

Resumo

A diversidade cultural e religiosa é uma das características marcantes do Brasil, o que também acontece no Estado de Santa Catarina. O Ensino Religioso (ER) no estado acompanhou e, muitas vezes, instigou movimentos nacionais que resultaram na definição de um componente curricular reconhecidamente não confessional (Brasil, 2017). Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, todos os sistemas de ensino das unidades federativas (estados e municípios) deveriam adequar essa base comum às suas realidades e necessidades. Este texto tem como objetivo contextualizar o Ensino Religioso em Santa Catarina a partir do Currículo Base do Território Catarinense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CBTC) em 2019, seus impactos e contribuições no percurso formativo do componente, na formação docente e nos processos de ensino e aprendizagem, em relação a BNCC.  

Downloads

Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas