Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro: contexto, possibilidades e desafios

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DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3159

Resumo

O artigo a seguir faz parte da experiência de trabalho com o Ensino Religioso na Secretaria Estadual do Rio de Janeiro com ênfase nos desafios para estruturar e implementar uma referência curricular que fosse comum a todos os credos, respeitando a pluralidade religiosa presente nas escolas públicas. Além de discutir o desenvolvimento do referencial curricular, o texto examina o arcabouço legal que sustenta o Ensino Religioso no Brasil, com ênfase na legislação específica do Rio de Janeiro, e avalia o modelo adotado no estado. Por fim, ressalta o papel essencial desse componente curricular na promoção do diálogo inter-religioso e no respeito à diversidade cultural e religiosa, consolidando-se como um elemento central para uma educação inclusiva, humanizadora e alinhada às demandas da sociedade contemporânea.

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Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas