A Fenomenologia da Religião como Instrumento de Mediação no Ensino Religioso

Uma Proposta Metodológica na Perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

  • Gustavo Claudiano Martins Faculdade Unida de Vitória / FONAPER

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3200

Resumo

Este artigo propõe a utilização da fenomenologia da religião como ferramenta metodológica no Ensino Religioso conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir das perspectivas teóricas de Gerardus van der Leeuw, Mircea Eliade, Joachim Wach e, principalmente, Ninian Smart e seu modelo multidimensional, argumenta-se que a fenomenologia da religião pode servir como instrumento de mediação de experiências subjetivas do fenômeno religioso como abordagem metodológica da terceira etapa da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani — a instrumentalização. O objetivo é demonstrar como essa proposição permite aos estudantes o desenvolvimento de categorias analíticas para a compreensão intercultural de diferentes tradições religiosas, capacitando os(as) alunos(as) a desconstruir estereótipos, compreender a lógica interna de diferentes sistemas de crença e atuar como cidadãos(ãs) críticos(as) e engajados(as) em um mundo plural, promovendo o respeito à diversidade sem privilegiar nenhuma confissão específica.

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Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Artigos