Sobre a Revista

Unitas – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões

ISSN 2358-3037

Qualis CAPES A4

DOI (Digital Object Idenfier): Prefixo 10.35521

 Publicação semestral eletrônica de acesso livre da Faculdade Unida de Vitória. Publica textos inéditos de pesquisadores e discentes nas áreas de teologia, ciências das religiões e áreas afins, que possuam uma relação temática com o fenômeno religioso e suas várias expressões.

Missão: Divulgar pesquisas científicas acerca do fenômeno religioso e suas expressões na vida humana e ser um espaço aberto à reflexão teológica e ao acesso à dinâmica essencial da existência humana: história, economia, cultura, política, arte, geografia, sociedade meio ambiente e suas variações. Difundir o conhecimento científico da área da teologia e das humanidades em geral. Ser memória pública da produção de conhecimento contemporâneo acerca do fenômeno religioso. Oportunizar a divulgação da produção científica discente.

Processo de Avaliação pelos Pares - Os textos submetidos à UNITAS, após avaliados pela Comissão Editorial, serão encaminhados para dois pareceristas especialistas no campo de conhecimento do artigo submetido. Orientamos que o parecer favorável ou não seja claramente justificado. O artigo será publicado somente com a aprovação dos dois pareceristas externos. Se necessário, em caso de empate, encaminharemos para um terceiro parecerista.

Termo de Responsabilidade ética de Autoria para submissão de artigos

Declaro que identifiquei de forma clara e citei corretamente trabalhos de outros autores que tenham sido utilizados neste trabalho. No caso de ter utilizado frases retiradas de outros autores, referenciei-as devidamente ou, se as redigi com palavras diferentes, indiquei o original de onde foram extraídas. Declaro que não há qualquer plágio (apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa, assumindo implícita ou explicitamente a autoria da mesma, ainda que por omissão) no texto entregue para publicação e que reconheço que tal prática poderia resultar em sanções disciplinares e legais.

 

Indexações Internacionais:

LATINREV (Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades)
LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)

 

Indexações Nacionais:

DIADORIM (Diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais)
LIVRE (Revistas de Livre Acesso)
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
SUMÁRIOS.ORG (Sumários de Revistas Brasileiras)
 

CHAMADA PARA ARTIGOS 2024

DOSSIÊ 2024/01: A religião nas migrações: a propósito dos 200 anos de presença protestante no Brasil

As consequências dos processos migratórios constituem-se em experiências complexas e plurais, com implicações que atravessam diferentes esferas da vida pessoal, familiar, social, cultural, religiosa, ambiental entre outras. O protestantismo se instalou de fato no Brasil nos anos de 1823/1824, através da imigração européia estimulada pelo governo imperial. Uma das principais expressões religiosas protestantes desse movimento imigratório é a chegada de pessoas de tradição luterana e a formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Contudo, várias igrejas do Protestantismo de Missão no Brasil também estão, de alguma forma, atravessadas pela experiência migratória, seja pela imigração estrangeira, seja pelos movimentos migratórios internos. Como o protestantismo tem acompanhado os processos migratórios ao longo dos 200 anos de presença e atuação no Brasil? O Dossiê receberá artigos com diferentes perspectivas teórico-interpretativas, que reflitam sobre a religião nas migrações e suas consequências, tanto no que tange ao perfil dos protestantismos que se gestaram nesse processo, quanto no que se refere a seu impacto e assimilação na esfera pública do nosso país.

Prazo para submissão (PRORROGADO): 31 de maio de 2024

Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich - Faculdade Unida de Vitória

Prof. Dr. Lauri Emilio Wirth - Universidade Metodista de São Paulo

Prof. Dr. João Klug - Universidade Federal de Santa Catarina/SC

Prof. Dr. Jefferson Zeferino - Pontifícia Universidade Católica/Campinas

Profa. visitante Dra. Scheila Roberta Janke - Faculdade Luterana de Teologia/São Bento do Sul

Prof. Dr. Sérgio Luiz Marlow - Faculdade Unida de Vitória/ES

 

 

Edição Atual

v. 11 n. 2 (2023): Licenciatura em Ciência(s) da Religião: epistemologias, metodologias, campo de aplicação, práticas e estágios em espaços formais e não formais de educação
Publicado: 2024-05-03

Dossiê: Licenciatura em Ciência(s) da Religião

  • O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possíveis implicações práticas

    Laude E. Brandenburg, Flávio Schmitt
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2844
  • Estágio supervisionado observação participante e reflexão sobre a prática docente no componente curricular Ensino Religioso em três escolas públicas no município de Cariacica/ES

    Claudete Beise Ulrich, Clediluce Santana, Ana Maria Furtado
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2851
  • As Tradições Indígenas e o componente curricular Ensino Religioso na BNCC

    David Mesquiati de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2857
  • Textos Sagrados Reflexões e aplicabilidade no direcionamento de formações continuadas para professores/as de Ensino Religioso

    Rosa Amélia Menassa da Silva; Claudete Beise Ulrich
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2774
  • O Ensino Religioso a Partir da Fundamentação Oferecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

    Margarete da Penha Dornellas Natalli
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2764
  • Temas contemporâneos transversais no Ensino Religioso

    Charles Klemz, Deise Rose Neiba da Cruz Souza, Flávio Schmitt
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2792

Artigos

  • A Teologia Cristã e seu diálogo interdisciplinar com a(s) ciência(s) da religião

    Antonio Marcos Chagas
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2771
  • Estudo de caso como abordagem de ensino na educação cristã

    Renato Araújo Torres de Melo Moul, Renata Priscila da Silva
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2623
  • Identidade religiosa no campo religioso brasileiro: dinâmica no contexto contemporâneo da crença

    Andréa Marins Coutinho Bernardes, Kelvia Françoise Souza Pavão Massini., Rosa Amélia Menassa da Silva
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2793
  • Espiritualidade em Lutero a partir do tratado da liberdade cristã

    Raniely Estevam dos Santos, Sergio Luiz Marlow
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2682
  • “Divisões” e “partidarismos” na igreja de Corinto Um estudo de 1Cor 1-4

    Diana Maria Souza Martins, Júlia Catherine Venezes de Oliveira, José Adriano Filho
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2808
  • A “imagem de si” de Paulo em 1Cor 1-4 uma análise à luz do conceito de ethos de Dominique Maingueneau

    Carla Nascimento Coutinho, José Mário Gonçalves, Arthur Carletto
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2809
  • O Vírus do Neoliberalismo e as doses de caridade e responsabilidade como imunizante Uma análise crítica do sistema econômico atual em face de alguns princípios da doutrina social da Igreja

    Karolayne Camargo, Tiago Gurgel do Vale, Marcelo Henrique Souza, Carolina Mureb Santos
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2806
  • Nova Canção Chilena como resistência à ditadura Arte e Responsabilidade Social do Autor-Criador

    Ingrid Soto, Jefferson Zeferino, Marcio Cappelli
    DOI: https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2778
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