O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possíveis implicações práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2844

Resumo

A BNCC é o resultado de um processo de construção coletivo. Ao longo de quase uma década, foram realizadas inúmeras audiências públicas, conferências, palestras de debates envolvendo representantes dos Sistemas de Ensino, entidades e órgãos de representação, profissionais da Educação e especialistas de diferentes áreas. O lugar do Ensino Religioso nessa construção não passou à margem da polêmica e controversa discussão acerca do lugar do Ensino Religioso na Educação Básica brasileira. Ausência e presença marcam este lugar. A partir da proposta temática e metodológica do FONAPER, o Ensino Religioso vigora na versão final do documento. A presente contribuição resgata elementos da história da construção da BNCC, destaca o lugar do Ensino Religioso neste processo de construção, bem como aborda aspectos da proposta de Ensino Religioso em suas implicações práticas.  Essa reflexão tem o objetivo de contribuir no processo de implantação da proposta e na discussão acerca da qualificação da oferta de Ensino Religioso no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Laude E. Brandenburg, Faculdades EST

 Laude Erandi Brandenburg é Doutora em Teologia, . Docente do Programa de Pós-Graduação e do Bacharelado em Teologia da Faculdade EST, São Leopoldo-RS. Docente e Pesquisadora na área do Ensino Religioso. Líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa. E-mail: laude@est.edu.br. https://orcid.org/0000-0003-1249-9534.

Flávio Schmitt, Faculdades EST

Flávio Schmitt é Doutor em Ciências da Religião pela UMESP, professor na Faculdades EST em São Leopoldo/RS. Email: flavio@est.edu.br https://orcid.org/0000-0002-7074-1213.

Downloads

Publicado

2024-05-03