O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possíveis implicações práticas
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2844Resumo
A BNCC é o resultado de um processo de construção coletivo. Ao longo de quase uma década, foram realizadas inúmeras audiências públicas, conferências, palestras de debates envolvendo representantes dos Sistemas de Ensino, entidades e órgãos de representação, profissionais da Educação e especialistas de diferentes áreas. O lugar do Ensino Religioso nessa construção não passou à margem da polêmica e controversa discussão acerca do lugar do Ensino Religioso na Educação Básica brasileira. Ausência e presença marcam este lugar. A partir da proposta temática e metodológica do FONAPER, o Ensino Religioso vigora na versão final do documento. A presente contribuição resgata elementos da história da construção da BNCC, destaca o lugar do Ensino Religioso neste processo de construção, bem como aborda aspectos da proposta de Ensino Religioso em suas implicações práticas. Essa reflexão tem o objetivo de contribuir no processo de implantação da proposta e na discussão acerca da qualificação da oferta de Ensino Religioso no ambiente escolar.Downloads
Publicado
2024-05-03
Edição
Seção
Dossiê: Licenciatura em Ciência(s) da Religião