NA PELE DO OUTRO: por si só, Adam?

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Resumo

A soteriologia – doutrina da salvação – foi e é alvo de discussão acalorada no meio cristão. Ela trata sobre como Deus salva o homem e a mulher. A teologia Reformada procura explicar de maneira honesta a salvação do povo que Cristo redimiu. Conforme a teologia evangélica, a humanidade – Adam – está morta em seus delitos e pecados, portanto, está em plena inimizade com Deus. Essa soteriologia parte do princípio que a salvação acontece pela graça e pela fé somente em Cristo – do início ao fim. Por outro lado, a soteriologia não evangélica ensina que a salvação da pessoa está na conduta/vontade desse Adam – do início ao fim. Nesse sentido, a salvação acontece pelas obras e pela fé que a pessoa tem para se salvar. Neste artigo, apresentam-se duas visões opostas, pois uma ensina que a salvação começa e termina na vontade de Deus; a outra, que a salvação começa e termina na vontade da pessoa. Contudo, diante da exposição histórica da teologia da salvação, é possível entender que por si só a humanidade não conseguiria obter a salvação se Deus não a providenciasse. Objetivo deste artigo, nesse contexto, é compreender o posicionamento evangélico/calvinista na história da igreja. Para tanto, como baliza norteadora, a metodologia pressuposta neste material foi baseada em teólogos conservadores.

Biografia do Autor

Pablo Rangel Cardoso da Costa Souza, Faculdades EST

Doutorando em Teologia, área Tradições e Escrituras Sagradas pela Faculdades EST.

Flávio Schmitt, Faculdades EST

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Docente do Programa de Pós-Graduação e do Bacharelado em Teologia e coordenador dos programas de pós graduação Mestrado e Doutorados acadêmicos da Faculdade EST, São Leopoldo-RS. Docente e Pesquisador na área de Tradições e Escrituras Sagradas. Líder do Grupo de Pesquisa Bíblia, Arqieologia e Religião.

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Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Dossiê: Rubem Alves: educação e religião