Temas contemporâneos transversais no Ensino Religioso

Autores

  • Charles Klemz Faculdades EST
  • Deise Rose Neiba da Cruz Souza
  • Flávio Schmitt Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2792

Resumo

O tema do artigo é a interface entre a Área de Conhecimento do Ensino Religioso e os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), organizados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é verificar como os TCTs estão em diálogo com o Ensino Religioso a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de pesquisa bibliográfica e da análise da aplicação da transversalidade em uma escola pública do Rio de Janeiro. A transversalidade não é uma novidade no campo educacional. Temas Transversais se configuram desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) em 1996. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados a partir da LDB, com a finalidade de orientar a organização das propostas curriculares de cada escola, incluíam os Temas Transversais evidenciando a complexidade da práxis educativa do momento e por esta a necessidade de contextualização dos conteúdos. A BNCC atualiza, amplia e torna os TCTs em referência nacional obrigatória para elaboração ou adequação dos currículos e propostas pedagógicas. No comparativo entre os TCTs e o Ensino Religioso ratificam-se significativos desdobramentos e ampliações das discussões que enriqueceram a aprendizagem. Nesse sentido, conclui-se que a organização, a integração e a contextualização, por meio das experiências, garantirão uma formação integral e cidadã do corpo discente com os temas transversais também a partir do Ensino Religioso.

Biografia do Autor

Charles Klemz, Faculdades EST

Doutor em Teologia pela Faculdades EST (2023). 

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Publicado

2024-05-03