Textos Sagrados

Reflexões e aplicabilidade no direcionamento de formações continuadas para professores/as de Ensino Religioso

Autores

  • Rosa Amélia Menassa da Silva Faculdade Unida de Vitória
  • Claudete Beise Ulrich

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2774

Resumo

O objetivo do artigo é demonstrar, por meio de análises bibliográfica e documental, breves sugestões acerca da formação continuada para professores/as de Ensino Religioso, constatando que a literatura religiosa não é apenas uma coleção de textos para serem utilizados no âmbito religioso. Os textos sagrados podem contribuir para reflexões acerca de temáticas/propósitos de formação continuada para professores/as do componente curricular Ensino Religioso. Frente a esse panorama, é necessário corroborar a aplicabilidade de textos religiosos nas formações docentes, assim como apresentar abordagens correlacionadas com a temática da formação e o cuidado na utilização dos textos no que se refere à cultura religiosa de cada indivíduo. Nesse sentido, o artigo apresenta propostas reflexivas para que os textos sejam utilizados nas formações, sendo uma prática importante para enfrentamentos e desafios presentes no âmbito escolar do contexto educacional contemporâneo, acerca das especificidades de cada estado ou município.

Downloads

Publicado

2024-05-03