“CREIO NA IMORTALIDADE DA PALAVRA”

A EXPERIÊNCIA POÉTICA DA PALAVRA NA “CARTA AOS LOUCOS” DE CARLOS NEJAR

Autores

  • Alan Brizotti Faculdade Unida de Vitória
  • Kenner R. C. Terra Centro Universitário Celso Lisboa
  • David Mesquiati de Oliveira Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i2.2717

Resumo

Carlos Nejar é um dos maiores nomes da poesia mundial, seus textos são profundos, complexos e repletos de desafios. A experiência da palavra na veia poética nejariana é um convite poderoso ao mergulho nos intertextos e nas memórias perpassadas pelo imaginário religioso, sua base e estrutura. O presente artigo busca refletir sobre a experiência poética da palavra no seu romance “Carta aos Loucos”. A partir da Análise do Discurso, abordaremos à luz de Bakhtin, a polifonia e dialogicidade. Abordaremos, também, a partir de Maingueneau, a intertextualidade e interdiscursividade em Nejar, buscando ver como a palavra aparece nos múltiplos discursos e personagens da obra. Nossa análise da “Carta aos Loucos”, na edição de 1998, com aportes bibliográficos e artigos.

Biografia do Autor

Alan Brizotti , Faculdade Unida de Vitória

Graduado em Teologia (FATEH), Pós-graduado em Psicanálise Clínica (IBPC-SP), mestrando em Ciências das Religiões no PPGPCR-UNIDA. Membro da ABIB. Este trabalho está sob os aupícios da FAPES, e se insere no Projeto Os pentecostais no Estado do Espírito Santo: história, cultura e política (FAPES), coordenado pelo Dr. David Mesquiati de Oliveira.   

Kenner R. C. Terra, Centro Universitário Celso Lisboa

Doutor em Ciências da Religião (UMESP), Coordenador da Graduação em Teologia doCentro Universitário Celso Lisboa, membro da ABIB e da RELEP.

David Mesquiati de Oliveira, Faculdade Unida de Vitória

Teólogo, historiador e economista, doutorado e pós-doutorado em Teologia. Docente na Faculdade Unida de Vitória e na Faculdade Batista de Minas Gerais. Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UNIDA (Mestrado e Doutorado Profissional). Coordenador da RELEP Brasil.

Downloads

Publicado

2023-02-20