A possível não autenticidade de 1 Tessalonicenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i2.2713

Resumo

A carta de 1Ts tem feito parte da lista tradicionais de cartas autênticas de Paulo. Apesar disso, ainda hoje, se discute sobre o trecho 2,13-16, no qual onde Paulo faz severas denúncias contra os judeus. Inclusive, acusando-os de terem matado a Jesus. Contudo, esse trecho tem sido normalmente considerado interpolação por alguns autores. Ocorre que há argumentos bem contundentes para considerá-lo parte integrante da carta original. O que pode deixar a carta em suspenso. Esse artigo buscará encontrar em outros trechos da carta algum sinal que torne possível localizar o momento histórico dela. Para tanto, fazendo uso de conquistas do método histórico-crítico e da análise das tradições.

Biografia do Autor

Silvio Gomes, UMESP

Doutorando em Ciências da Religião (UMESP), Mestre em Ciências das Religiões (Faculdade Unida de Vitória), Especialista em Ciência Política (UCM), graduado em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Bennett

Kenner R. C. Terra, Faculdade Celso Lisboa

Doutor em Ciências da Religião (UMESP), membro da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica) e do RELEP (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais), Coordenador da Graduação em Teologia da Faculdade Celso Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-02-20