A DIMENSÃO DO PROSELITISMO EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR
Resumo
Uma das características do Ensino Religioso enquanto componente curricular é a formação de pupilos a serviço da fé. Embora, entenda-se, que o Ensino Religioso precisa ser neutro; sendo, portanto uma disciplina que deve priorizar a discussão do multiculturalismo religioso presente em nosso país. Daí a importância de apresentar os conceitos de Estado Laico e laicidade por meio da assinatura do “Acordo Brasil-Santa Sé”, inclusive apontando os prejuízos deste acordo para a execução do componente curricular Ensino Religioso, e propondo estratégias para o exercício da docência em Ensino Religioso com respeito à diversidade religiosa existente no Brasil. O trabalho foi estruturado a partir da compreensão dos estudos de Acordo..., (2009), Brasil (1996 - 2012), Cunha (2009), Diniz (2011), Domingos (2009), Martins (2015) e Scussel (2007), pois ambos apresentam discussões significativas para o ensino acertado da disciplina (Ensino Religioso) numa multiplicidade de culturas religiosas, cristãs ou não-cristãs.Downloads
Publicado
2021-12-20
Edição
Seção
Artigos