Elementos para uma análise do proselitismo em aulas de ensino religioso
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v10i1.2369Resumo
Embora, entenda-se, que o Ensino Religioso precisa ser laico, portanto uma disciplina que deve priorizar a discussão do multiculturalismo religioso presente no Estado brasileiro – percebe-se ainda muitos desafios para sua desvinculação do proselitismo. Daí a importância de apresentar os conceitos de Estado Laico e laicidade por meio da assinatura do “Acordo Brasil-Santa Sé”, inclusive apontando os prejuízos deste acordo para a execução do componente curricular Ensino Religioso, e propondo estratégias para o exercício da docência em Ensino Religioso com respeito à diversidade religiosa existente no Brasil. O trabalho foi estruturado a partir da compreensão dos estudos de Brasil (1996, 2009, 2012), Cunha (2009), Diniz (2011), Domingos (2009), Martins (2015), Oliveira (2016), Scussel (2007) e Unesco Brasil (1998), pois ambos apresentam discussões significativas para o ensino acertado da disciplina (Ensino Religioso) numa multiplicidade de culturas religiosas, cristãs ou não-cristãs.Downloads
Publicado
2023-01-24
Edição
Seção
Dossiê: Evangélicos e a Sociedade