Elementos para uma análise do proselitismo em aulas de ensino religioso

Autores

  • José Geovânio Buenos Aires Martins UESPI, Impactus e CNPq.
  • André Luís da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luciano Silva Figueiredo UESPI, FURG, UFRGS, UFPI & CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i1.2369

Resumo

Embora, entenda-se, que o Ensino Religioso precisa ser laico, portanto uma disciplina que deve priorizar a discussão do multiculturalismo religioso presente no Estado brasileiro – percebe-se ainda muitos desafios para sua desvinculação do proselitismo. Daí a importância de apresentar os conceitos de Estado Laico e laicidade por meio da assinatura do “Acordo Brasil-Santa Sé”, inclusive apontando os prejuízos deste acordo para a execução do componente curricular Ensino Religioso, e propondo estratégias para o exercício da docência em Ensino Religioso com respeito à diversidade religiosa existente no Brasil. O trabalho foi estruturado a partir da compreensão dos estudos de Brasil (1996, 2009, 2012), Cunha (2009), Diniz (2011), Domingos (2009), Martins (2015), Oliveira (2016), Scussel (2007) e Unesco Brasil (1998), pois ambos apresentam discussões significativas para o ensino acertado da disciplina (Ensino Religioso) numa multiplicidade de culturas religiosas, cristãs ou não-cristãs.   

Biografia do Autor

José Geovânio Buenos Aires Martins, UESPI, Impactus e CNPq.

Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Integrante do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

André Luís da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória - UNIDA; Doutorando no programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Luciano Silva Figueiredo, UESPI, FURG, UFRGS, UFPI & CNPq.

Professor Doutor da Universidade Estadual do Piauí - UESPI; Professor Orientador do Mestrado em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Socioambientais, Cultura e Desenvolvimento no Semiárido (CNPq) - UESPI, Picos, Piauí, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Edição

Seção

Dossiê: Evangélicos e a Sociedade