As Tradições Indígenas e o componente curricular Ensino Religioso na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2857Resumo
Este artigo explora a interseção entre o Ensino Religioso, as Tradições Indígenas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto educacional brasileiro. Discute como a BNCC, promulgada em 2018, orienta o currículo nacional, com foco no Ensino Religioso desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. A abordagem não confessional do Ensino Religioso, baseada na Ciência da Religião, é crucial para promover o respeito à diversidade cultural religiosa, conforme previsto pela Constituição Federal de 1988, pela LDB (Lei nº 9.394/1996) e pela BNCC. O objetivo é analisar a presença formal do indígena na BNCC e indicar os desafios para sua efetiva presença no currículo do Ensino Religioso. O problema de pesquisa é como os indígenas aparecem na BNCC e no Ensino Religioso? A metodologia foi a revisão bibliográfica sobre as competências do Ensino Religioso segundo a literatura especializada, uma análise documental sobre como os indígenas aparecem na BNCC e uma apresentação de quatro relatos críticos de indígenas, apontando desafios urgentes que devem ser superados, na ótica deles. Dar voz aos sujeitos indígenas é uma forma de tornar esse processo mais relevante e honesto.Downloads
Publicado
2024-05-03
Edição
Seção
Dossiê: Licenciatura em Ciência(s) da Religião