As Tradições Indígenas e o componente curricular Ensino Religioso na BNCC

Autores

  • David Mesquiati de Oliveira Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2857

Resumo

Este artigo explora a interseção entre o Ensino Religioso, as Tradições Indígenas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto educacional brasileiro. Discute como a BNCC, promulgada em 2018, orienta o currículo nacional, com foco no Ensino Religioso desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. A abordagem não confessional do Ensino Religioso, baseada na Ciência da Religião, é crucial para promover o respeito à diversidade cultural religiosa, conforme previsto pela Constituição Federal de 1988, pela LDB (Lei nº 9.394/1996) e pela BNCC. O objetivo é analisar a presença formal do indígena na BNCC e indicar os desafios para sua efetiva presença no currículo do Ensino Religioso. O problema de pesquisa é como os indígenas aparecem na BNCC e no Ensino Religioso? A metodologia foi a revisão bibliográfica sobre as competências do Ensino Religioso segundo a literatura especializada, uma análise documental sobre como os indígenas aparecem na BNCC e uma apresentação de quatro relatos críticos de indígenas, apontando desafios urgentes que devem ser superados, na ótica deles. Dar voz aos sujeitos indígenas é uma forma de tornar esse processo mais relevante e honesto.

Biografia do Autor

David Mesquiati de Oliveira, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

Doutor em teologia (PUC-Rio), mestre em teologia (Faculdades EST), Bacharel em teologia (EST), em economia (UFES) e licenciado em História (Fael). Pós-doutorado em Teologia pela PUC-RIo e pela Princeton Theological Seminary (PTS-USA).

Downloads

Publicado

2024-05-03