A “Igreja em saída” do Papa Francisco e a educação

o Pacto Educativo Global

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DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v12i2.2850

Resumo

Este artigo apresenta o tema de uma educação integral, com potencialidades para humanizar as relações educativas e transformar a vida dos estudantes. O objetivo principal é apresentar que uma “Igreja em saída”, conforme a proposta do Papa Francisco, está ligada, necessariamente, à educação, porque, se a Igreja sai para o mundo, ela também vai se encontrar com o universo educativo e, consequentemente, com o meio universitário. Oficialmente, o Pacto Educativo Global nasce em 15 de outubro de 2020, com o qual Francisco quer a criação de uma “aldeia global”, uma espécie de rede de apoio em prol da educação, quiçá, a unir toda a sociedade. A metodologia deste artigo é de pesquisa bibliográfica, documental e contextual, valendo-se de textos recentes de educadores e documentos da Igreja Católica. Como resultado, apresenta-se que, por meio de mudança significativas na educação, todos terão uma visão de mundo mais humanizada e, portanto, solidária.

Biografia do Autor

Breno Martins Campos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Pós-doutor em Ciência da Religião pela UFJF, doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestre em Ciências da Religião pela UMESP, bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNICAMP e bacharel em Teologia pelo SPS (com integralização de créditos e validação de diploma pela EST). É professor do PPG em Ciências da Religião e da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas. E-mail: brenomartinscampos@gmail.com.

Cláudio Maurício Zorzan

Graduado em Filosofia e mestre em Ciências da Religião pela PUC-Campinas.E-mail: prof.claudiozorzan@hotmail.com.

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Publicado

18-03-2025