A INVAGINAÇÃO DO OLHAR

UMA LEITURA DO CÂNTICO DOS CÂNTICOS 8. 1-3 A PARTIR DE MICHELLI DE MAFESSOLI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i2.2672

Resumo

Pensar e propor novos formas de leitura da Bíblia tem sido o desafio de teólogos e teólogas nos últimos anos; inconformados com a rigidez das leituras fundamentalistas, que reduz o texto sacro em letra morta, emergem na pós-modernidade novas hermenêuticas, a partir de diferentes locais de fala. Esse texto ancorado nessas mudanças de paradigmas interpretativos, propõe uma leitura da perícope de Cantares 8.1-4 a partir da teoria de Invaginação dos sentidos de Michelli de Mafessoli, um dos mais profícuos pensadores da atualidade. A invaginação dos sentidos proposta por Mafessoli, consiste na tese de que os homens pós-modernos estabeleceram novas relações com a religião, com os outros e consigo mesmo, a partir de uma feminilização do mundo.   

Biografia do Autor

José Fábio Bentes Valente, Universidade Católica de Pernambuco - Unicap/ Faculdade Boas Novas - FBN-AM

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP (2022-), na qualidade de bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória-FUV (2019). Graduado em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas - FBN (2017). Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2020-)

Elton Eduardo Paz de Araujo, Faculdade Unida de Vitória - FUV - ES

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Pós-Graduação em Psicologia Pastoral na Faculdade Boas Novas (FBN).E graduado em Ciências Teológicas (Faculdade Boas Novas).

Fanuel Santos de Souza, Faculdade Boas Novas - FBN - AM

Doutor em Sociedade e cultura pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unidade de Vitória. Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo . Licenciado em Pedagogia, Bacharel em Direto. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente é professor nos cursos de Administração, Pedagogia, Jornalismo, Ciência teológicas na Faculdade Boas Novas. 

Downloads

Publicado

2023-02-20