DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E A LIBRAS: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Pesquisa realizada com alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião (CR) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que, à luz da análise do discurso buscou verificar quais as principais dificuldades encontradas no seu processo de formação inicial, para o trato com o aluno Surdo incluído nas aulas de Ensino Religioso (ER), a partir do convívio com a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foi aplicada uma entrevista contendo cinco questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos. A pesquisa demonstra a relevância da inclusão na educação hodierna, contudo observamos que ainda faltam muitos desafios na formação do professor para a escola comum ser inclusiva, de fato, como é na perspectiva da educação bilíngüe para Surdos. Parte desses sujeitos, afirmaram que não tiveram contato com turmas inclusivas, nem mesmo no período de estágio e nem foram instigados a participar de tais turmas. PALAVRAS-CHAVE: Ciências da Religião. Formação de Professores. Ensino Religioso. Inclusão. Surdo.Downloads
Publicado
2017-12-28
Edição
Seção
Número Especial Sete Anos