NEOPENTECOSTALISMO: A RESSIGNIFICAÇÃO MERCADOLÓGICADO PENTECOSTALISMO TRADICIONAL

Autores

  • Joelson Agustinho Pontes - UFR Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena
  • Brayan de Souza Lages - UNIDA
  • Bruno Ferreira Gomes - UNIDA
  • Diego Vinicio Fardin - UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i1.505

Resumo

O avanço do pentecostalismo tradicional, vem acontecendo a meio século, não se prende em um episódio e nem é ocorrência social recente, de tal modo que é possível observar ressignificações nesse fenômeno religioso. Sendo assim, surge o neopentecostalismo, que traz como fator distintivo o conflito espiritual e a mudança do sacrifício pessoal para o monetário. Fatores como esses que proporcionaram a esta corrente se transformar em uma das maiores comunidades religiosas do país e, não se destaca apenas no plano religioso, vai além, estrutura-se como um novo mercado em efervescência, permeia segmentos como os: midiáticos, políticos e de produtos religiosos. Assim, o neopentecostalismo, significou uma forte mudança na direção da doutrina do pentecostalismo tradicional brasileiro. Adotando uma, organização administrativa e institucional nos mesmos padrões seguidos pelo modelo empresarial.

Biografia do Autor

Joelson Agustinho Pontes - UFR, Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena

Mestrando Em Ciências Das Religiões Pela Faculdade Unida De Vitória; Professor Da Universidade Federal De Rondônia. Especialista Em Gestão Do Agronegócio Pela Faculdade De Pimenta Bueno. E-mail: Joelson_ro@hotmail.com

Brayan de Souza Lages - UNIDA

Especialista em Teologia do Antigo Testamento pela Faculdade Unida de Vitória; Mestrando em Ciências das Religiões Pela Faculdade Unida de Vitória. E-mail: brayanlages@gmail.com.br.

Bruno Ferreira Gomes - UNIDA

em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestrando em Ciências Das Religiões pela Faculdade Unida deVitória.Email: bferreirag@yahoo.com.br.

Diego Vinicio Fardin - UNIDA

Especialista em Direito Público pela Unesc; Mestrando em Ciências Das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória Faculdade Unida de Vitória. E-mail: diegofardin@hotmail.com

Downloads

Publicado

2017-10-16

Edição

Seção

Dossiê: Pentecostalismo e Reforma