ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS: UMA REFLEXÃO SEM PROSELITISMO
Autores
Clodoaldo Sanches Fófano
Resumo
A preocupação básica deste estudo é discutir a práxis do ensino religioso nas escolas públicas. Este artigo tem por objetivo refletir sobre um método educacional sem proselitismo, um ensino voltado para a liberdade religiosa de modo que o respeito e a tolerância se manifestem de forma intrínseca. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa considerando as contribuições de autores como BELLO (1998), BERKENBROCK (1996), FREIRE (1980-2002), INCONTRE & BICHETO (2002), CARON (2013) CATÃO (1994), DOMINGOS (2009), SAVIANE (1991), SOARES (2010), juntamente com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (1997). E conclui-se que a disciplina de Ensino Religioso precisa ser ministrada, conforme está previsto na Constituição Federal brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a partir de um olhar laico e humanista do educador que deseja se abrir ao conhecimento, fazendo do espaço escolar um ambiente de respeito à diversidade religiosa e construção de conhecimento que contribuirá para a formação integral dos cidadãos.
Este portal utiliza o Open Journal Systems (OJS 3.3.x), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.