Escolas Paroquiais Luteranas no estado do Espírito Santo

Contribuições para a manutenção da identidade alemã e pomerana

Autores

  • Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas FUV

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v1i12.2906

Resumo

O presente artigo discute a problemática que envolveu a imigração de alemães e pomeranos no século XIX ao Brasil e particularmente no Estado do Espírito Santo. Esclarece algumas razões que impulsionaram tal mudança, apresenta as ilusões na nova terra, e como a religiosidade, cultura e educação luterana – resquícios da Reforma Protestante, contribuíram para sustentar as práticas e a manutenção da sua identidade. Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante e qualitativa, privilegiando a perspectiva sócio histórica a fim de reconhecer as estruturas cultural, religiosa e educativa que envolveu o grupo mencionado. Esse artigo é um recorte de mestrado da autora (Freitas, 2006), que possibilitou perceber os papéis desempenhados pela Igreja Luterana e suas escolas e as formas de superação dos obstáculos encontrados pelo grupo. Como resultados da pesquisa destacamos a contribuição da Igreja Luterana nesse processo, bem como o legado deixado pelos povos que fizeram parte dessa história. Palavras-chaves: imigrantes alemães e pomeranos – cultura – identidade – educação luterana.

Biografia do Autor

Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas, FUV

Docente da Faculdade Unida de Vitória (FUV), pesquisadora da área do Ensino Religioso. Membro do Conselho do Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo (CONERES). E-mail eliane@fuv.edu.br CV http://lattes.cnpq.br/3768969420465227

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Publicado

2025-02-26