Escolas Paroquiais Luteranas no estado do Espírito Santo
Contribuições para a manutenção da identidade alemã e pomerana
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v1i12.2906Resumo
O presente artigo discute a problemática que envolveu a imigração de alemães e pomeranos no século XIX ao Brasil e particularmente no Estado do Espírito Santo. Esclarece algumas razões que impulsionaram tal mudança, apresenta as ilusões na nova terra, e como a religiosidade, cultura e educação luterana – resquícios da Reforma Protestante, contribuíram para sustentar as práticas e a manutenção da sua identidade. Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante e qualitativa, privilegiando a perspectiva sócio histórica a fim de reconhecer as estruturas cultural, religiosa e educativa que envolveu o grupo mencionado. Esse artigo é um recorte de mestrado da autora (Freitas, 2006), que possibilitou perceber os papéis desempenhados pela Igreja Luterana e suas escolas e as formas de superação dos obstáculos encontrados pelo grupo. Como resultados da pesquisa destacamos a contribuição da Igreja Luterana nesse processo, bem como o legado deixado pelos povos que fizeram parte dessa história. Palavras-chaves: imigrantes alemães e pomeranos – cultura – identidade – educação luterana.Downloads
Publicado
2025-02-26
Edição
Seção
DOSSIÊ: A religião nas migrações