O cuidado nos intermeios escolares

Autores

  • Nilton Eliseu Herbes
  • Eloir Enio Weber Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v1i12.2900

Resumo

O presente artigo se ocupa com o tema da escola como lugar de cuidado. A comunidade escolar é marcada pela múltipla, intensa e constante convivência, por isso, ela se desdobra e está impregnada de cuidado. A própria prática pedagógica e a escola como tal, na sua concepção, estão enraizadas neste conceito. Logo, o cuidado traz a humanização ao espaço que, por excelência, precisa ser um ambiente humano, pois lida com a humanidade em sua mais real essência. E esse processo envolve todas as pessoas da comunidade escolar, que vivem em redes de relações de acolhimento e fortalecimento mútuo. A escola é desafiada a desenvolver a tarefa de educar e semear a esperança de um mundo mais justo, mais humano e mais cuidadoso. Isso constitui o ethos, a ética do cuidado como essência da rede humana de pessoas iguais/diferentes que pertencem ao espaço escolar.

Biografia do Autor

Nilton Eliseu Herbes

Doutor em Teologia pela Augustana-Hochschule, Neuenttelsau, Alemanha (2010). Especialista em Psicologia Pastoral e Aconselhamento Clínico pela Deutsche Gesellschaft für Pastoralpsychologie (DGFP), Munique, Alemanha (2003). Graduado em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo, RS (1996). Atualmente, é Professor Adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (desde 2014), Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Teologia (desde 2024) e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral. E-mail: nherbes@yahoo.com.br

Eloir Enio Weber, Faculdades EST

Graduado em Teologia pela Faculdades EST. Mestre e doutorando em Teologia na Faculdades EST. Contato: eloir@sinodal.com.br

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Publicado

2025-02-26