Construção de memórias na Bíblia

Uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v12i2.2856

Resumo

O presente artigo trata sobre um tema incipiente no âmbito da teologia bíblica. Para compreender melhor o processo de construção da memória na Sagrada Escritura, propomos um diálogo entre a teologia bíblica e o campo de estudo em memória social, com destaque para o conceito de memória coletiva (Halbwachs) e de memória cultural (Jan e Aleida Assmann). O objetivo deste artigo é explicitar em que sentido a memória construída pela Sagrada Escritura, desde a história do antigo Israel, passando pelo cristianismo primitivo e chegando até os nossos dias, é uma memória cultural. Para alcançar este propósito, vamos fazer uma revisão bibliográfica incluindo estudos recentes sobre a memória na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento. Em seguida, estabeleceremos uma relação entre o resultado desta revisão bibliográfica e os conceitos de memória coletiva e memória cultural.

Biografia do Autor

Davi Dagostim Minatto, Universidade La Salle

Doutorando em Memória Social e Bens Culturais (Unilasalle), bolsista CAPES, Mestre em Teologia Bíblica (Pontifício Instituto Bíblico de Roma), Bacharel em Teologia (Faculdade Marianum) e Licenciado em Filosofia (PUC-PR). Professor de Teologia da Universidade La Salle.

Cleusa Maria Gomes Graebin, Universidade La Salle

Doutora e Mestre em História (Unisinos), Licenciada em História (Unilasalle). Coordenadora do Museu Histórico La Salle. Líder do grupo de Pesquisa em Memória, Cultura e Identidade. Professora e Coordenadora dos cursos de História e Teologia; professora permanente do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle.

Downloads

Publicado

18-03-2025