Relato de prática do projeto “Letramento Racial para identificação de territórios aquilombados capixaba”

Autores

  • Onildo de Souza Moraes SEDU - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v1i12.2855

Resumo

Apresenta-se um relato de um projeto realizado, em 2023, sobre o componente curricular de História das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, intitulado: Letramento racial para identificação de territórios aquilombados capixaba. O público-alvo foi constituído por estudantes das séries iniciais do Ensino Médio. As práticas pedagógicas desenvolvidas basearam-se em metodologias afrocentradas no protagonismo negro ressignificadas à luz da perspectiva decolonial. Objetivou-se conhecer e identificar um território construído a partir do protagonismo e resistência histórica negra no Espírito Santo. Depreende-se a necessidade de desmitificar tais saberes nas práticas escolares, através da instrução e contribuição da população negro-africana na formação brasileira. O desenvolvimento de políticas públicas educacionais direcionadas à democratização do ensino permite a criação de componentes formativos em relação ao conhecimento dos estudantes sobre a história e a cultura da população negra, com base na equidade racial, o que pode tornar o currículo mais inclusivo e um instrumento de enfrentamento do racismo nas escolas.

Biografia do Autor

Onildo de Souza Moraes, SEDU - Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. E-mail: onildomoraes@yahoo.com.br.

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Publicado

2025-02-26