Relato de prática do projeto “Letramento Racial para identificação de territórios aquilombados capixaba”
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v1i12.2855Resumo
Apresenta-se um relato de um projeto realizado, em 2023, sobre o componente curricular de História das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, intitulado: Letramento racial para identificação de territórios aquilombados capixaba. O público-alvo foi constituído por estudantes das séries iniciais do Ensino Médio. As práticas pedagógicas desenvolvidas basearam-se em metodologias afrocentradas no protagonismo negro ressignificadas à luz da perspectiva decolonial. Objetivou-se conhecer e identificar um território construído a partir do protagonismo e resistência histórica negra no Espírito Santo. Depreende-se a necessidade de desmitificar tais saberes nas práticas escolares, através da instrução e contribuição da população negro-africana na formação brasileira. O desenvolvimento de políticas públicas educacionais direcionadas à democratização do ensino permite a criação de componentes formativos em relação ao conhecimento dos estudantes sobre a história e a cultura da população negra, com base na equidade racial, o que pode tornar o currículo mais inclusivo e um instrumento de enfrentamento do racismo nas escolas.Downloads
Publicado
2025-02-26
Edição
Seção
Trabalhos Técnicos