Sobre a Educação Moral em Santo Agostinho

Autores

  • Flávio Henrique de Oliveira Silva FTSA
  • André Borges

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v1i12.2819

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de educação moral em Santo Agostinho (354-430). Agostinho criou toda uma filosofia educacional que consistia em um processo de interiorização e aperfeiçoamento moral mediante a iluminação do único mestre, Cristo. O processo de interiorização é de tonalidade educativa, pois somente esse caminho, em perspectiva agostiniana, pode conduzir a purificação do mal moral nos indivíduos e estabelecer apropriados valores do supremo bem. Assim, a formação de um novo homem também assume uma forma concreta de regular a realidade em sua volta. Desse modo, o artigo tem como preocupação evidenciar a educação agostiniana como um movimento transformação moral integral que alcança o indivíduo e o social. Palavras–chave: Santo Agostinho; Moral; Educação.

Biografia do Autor

Flávio Henrique de Oliveira Silva, FTSA

Doutor em Teologia pela PUCPR – Bíblia (Exegese/Novo Testamento) - Mestre em Teologia pela PUCPR – Bíblia (Teologia Bíblica/Novo Testamento). É docente do PPG da Faculdade Teológica Sul Americana

André Borges

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Mestrado em Educação – Filosofia da Educação –e pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2025-02-26