O Vírus do Neoliberalismo e as doses de caridade e responsabilidade como imunizante

Uma análise crítica do sistema econômico atual em face de alguns princípios da doutrina social da Igreja

Autores

  • Karolayne Camargo PUC-SP
  • Tiago Gurgel do Vale PUCSP
  • Marcelo Henrique Souza Dehoniana
  • Carolina Mureb Santos PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2806

Resumo

O presente artigo objetiva analisar criticamente o sistema neoliberal contemporâneo à semelhança de um vírus que adoece a sociedade democrática e a possibilidade de reverter esse diagnóstico a partir da Via da Caridade, um dos princípios da Doutrina Social da Igreja, e da Ética da Responsabilidade proposta por Han Jonas. Dessa forma, num primeiro momento, a pesquisa apresenta uma compreensão do sistema econômico atual como criador de injustiças, de exclusão e de pobreza estrutural. Em seguida, confrontar-se-á o neoliberalismo com a Via da Caridade indicada pela Doutrina Social da Igreja como critério ético do agir social. Por fim, apresentar-se-á como a Via da Caridade dialoga com a Ética da Responsabilidade proposta por Hans Jonas, configurando uma proposta pertinente em ambiente civil e laico. Pretende-se, assim, contribuir para um melhor entendimento da sociedade neoliberal e suas consequências nefastas para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade e indicar a urgência de uma alternativa humanista que recoloque as forças econômicas e políticas a favor do desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Tiago Gurgel do Vale, PUCSP

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1996), Graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (2011), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1999), Mestrado em bioética pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum em Roma (2015), Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e Doutorado em Bioética pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum em Roma (2019). Atualmente é professor dos cursos de graduação e pós-graduação de Teologia da PUC-SP e é Capelão da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É membro correspondente da Academia Fides et Ratio e membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Marcelo Henrique Souza, Dehoniana

Mestrando em Teologia Fundamental pela PUC SP. Graduado em teologia pela Faculdade Dehoniana (2015) e em Filosofia pela mesma instituição (2011) onde, atualmente, é professor nas áreas de Filosofia e de Teologia.  Integra o grupo de pesquisa A questão de Deus

Carolina Mureb Santos, PUCSP

Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018) e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Especialista em Ensino Religioso Escolar pela Universidade Salesiana (2006). Membro da SBTM (Sociedade Brasileira de Teologia Moral). Integra o grupo de pesquisa PHAES (Pessoa Humana, Antropologia, Ética e Sexualidade).

Downloads

Publicado

2024-05-03