Nova Canção Chilena como resistência à ditadura

Arte e Responsabilidade Social do Autor-Criador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2778

Resumo

Este artigo busca analisar o discurso musical e poético da Nova Canção Chilena como resistência à ditadura chilena, tendo como apoio a teoria bakhtiniana da linguagem. Para tal finalidade, o tema é desdobrado a partir do uso da metodologia bibliográfica, na qual emprega-se um diálogo entre os conceitos construídos no âmbito da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e o Círculo de Bakhtin para compreender, por meio de suas contribuições, o processo social e coletivo ideológico presente na criação verbal e suas dinâmicas de interação em discursos musicais e poéticos produzidos contra o regime ditatorial de Augusto Pinochet no Chile. Pautando-se na compreensão das manifestações artísticas da Nova Canção Chilena como a renovação de aspectos da música folclórica chilena na cultura popular, o movimento é exposto como um instrumento consciente da sua força de luta ao manter a resistência, frente a um poder monovalente e autoritário, enquanto manifesta preocupações acerca de temáticas culturais, sociais, políticas e religiosas da época. Através da concepção bakhtiniana, em que a relação entre o autor responsável por uma obra artística e o receptor desta é fundamental para ultrapassar os limites da linguagem, tanto o “criador” da obra quanto o apreciador ou receptor dela se integram (enquanto se encontram em posições autônomas). Assim, revela-se como Victor Jara torna possível, por meio de suas obras, uma relação “extra-linguística” em que o ato de “narrar-se” na arte torna possível uma reflexão acerca de seu tempo acompanhada das emoções individuais do “eu” que desvela o “nós” na obra como um ato ético contra a ditadura.

Biografia do Autor

Ingrid Soto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Bacharelado em Filosofia pela mesma instituição (2022). E-mail: ingridcarolina.ser@gmail.com.

Jefferson Zeferino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Mestre em Teologia pela mesma instituição (2015). Graduado em História pelo Claretiano Centro Universitário (2015). Bacharel em Teologia pela Faculdade Luterana de Teologia (2013). E-mail: jefferson.zeferino@puc-campinas.edu.br.

Marcio Cappelli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Mestre em Teologia pela mesma instituição (2013). Graduado em Teologia pela Faculdade EST (2010) e pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (2009). E-mail: marcio.lopes@puc-campinas.edu.br.

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Publicado

2024-05-03