Dos intelectuais orgânicos aos intelectuais responsáveis

Conceitos e desafios na era do identitarismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i1.2776

Resumo

O presente artigo discute a complexa questão conceitual da figura do intelectual e de sua função numa sociedade vivida pela política de identidades. Para isso, revisita o conceito de intelectual orgânico observando suas características constitutivas, considerando seu contexto e a própria produção nos estudos de Gramsci. Posteriormente, como Bobbio entende o intelectual orgânico e como articula a ideia de responsabilidade nas reflexões e consequência da ação de um intelectual. A hipótese é que, tendo como exemplo cientistas da religião e teólogos no campo da Nova Esquerda, o uso do conceito de intelectual orgânico estaria distante de um intelectual que segue a lógica da política de identidades, além dos efeitos dessa produção intelectual que corre o risco de não fornecer um caminho para a igualdade em seu sentido mais amplo.

Biografia do Autor

Nelson Lellis, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e bolsista Recém-doutor pelo mesmo programa; Mestre em Ciências das Religiões, especialista em Ensino Religioso e graduado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória-ES. Membro do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião (CRELIG) e do Núcleo de Estudos em Representação e Democracia (NERD).

Leonardo Gonçalves de Alvarenga

Doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio de doutorado sanduíche no Centre d'études en sciences sociales du religieux (CéSor/EHESS) - Paris, França, com bolsa do PSDE-CAPES. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Graduado em teologia (UMESP). Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação (EAD) pelo CESUMAR. Pós-doutorados em Sociologia Política e em Políticas Sociais pela Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF) e em Linguística Aplicada (UEMS).  

Downloads

Publicado

2023-11-27