O Ensino Religioso a Partir da Fundamentação Oferecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Autores

  • Margarete da Penha Dornellas Natalli Unitas

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i2.2764

Resumo

Este artigo tem por principal objetivo analisar o Ensino Religioso escolar a partir da fundamentação oferecida pela BNCC. A questão-problema a ser respondida é: a BNCC realmente estabelece normas que melhoram o processo de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso? Como hipótese, defende-se que, fundamentado na BNCC, o Ensino Religioso se constitui meio de formação integral dos/as alunos/as, reconhecendo e valorizando a singularidade e a transcendência como elementos constitutivos da experiência religiosa, sendo também educação voltada aos direitos humanos e à convivência pacífica em sociedade plural e democrática. O artigo destaca a importância de reconhecer a laicidade nas escolas públicas, promover a tolerância e evitar que o proselitismo. A BNCC apresenta o Ensino Religioso como componente curricular integrado à totalidade da escola, relacionado e articulado aos outros componentes do currículo. A metodologia utilizada valeu-se de pesquisa bibliográfica, buscando na literatura especializada conceitos e argumentos que permitam alcançar o objetivo pretendido, bem como a afirmação da hipótese. Palavras-chave: Ensino Religioso. Base Nacional Comum Curricular. Diversidade religiosa.

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Publicado

2024-05-03