O dinamismo da espiritualidade do encontro no Ensino Religioso:

proposta de superação do fundamentalismo religioso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i1.2731

Resumo

O artigo propõe a superação do fundamentalismo religioso nas escolas públicas brasileiras a partir da simbiose entre uma perspectiva de espiritualidade, pautada no diálogo e no encontro, com o Ensino Religioso escolar. Em três passos, analisa-se os desdobramentos do fundamentalismo desde à Modernidade; apresenta-se o Ensino Religioso à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); reflete-se, por último, sobre o dinamismo da espiritualidade, numa perspectiva dialogal e de encontro, e suas implicações para a construção de um ambiente escolar mais fraterno. Depreende-se que o Ensino Religioso pode ser instrumentalizado na lógica da espiritualidade em tela e aproximar as pessoas independentemente do credo ou do modo de vida delas. Em tempos de fundamentalismo religioso, identificado nos diversos tipos de violência que ocorrem dentro e fora das escolas, o Ensino Religioso pode promover diálogos, encontros e legitimar as experiências religiosas sem replicar discursos que fundamentam uma fé em detrimento de outras.

Biografia do Autor

Gleisyelle Cibien Corradini Donadia, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

Rosinei Ronconi Vieiras, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2023-11-27