O dinamismo da espiritualidade do encontro no Ensino Religioso:
proposta de superação do fundamentalismo religioso
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v11i1.2731Resumo
O artigo propõe a superação do fundamentalismo religioso nas escolas públicas brasileiras a partir da simbiose entre uma perspectiva de espiritualidade, pautada no diálogo e no encontro, com o Ensino Religioso escolar. Em três passos, analisa-se os desdobramentos do fundamentalismo desde à Modernidade; apresenta-se o Ensino Religioso à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); reflete-se, por último, sobre o dinamismo da espiritualidade, numa perspectiva dialogal e de encontro, e suas implicações para a construção de um ambiente escolar mais fraterno. Depreende-se que o Ensino Religioso pode ser instrumentalizado na lógica da espiritualidade em tela e aproximar as pessoas independentemente do credo ou do modo de vida delas. Em tempos de fundamentalismo religioso, identificado nos diversos tipos de violência que ocorrem dentro e fora das escolas, o Ensino Religioso pode promover diálogos, encontros e legitimar as experiências religiosas sem replicar discursos que fundamentam uma fé em detrimento de outras.Downloads
Publicado
2023-11-27