Contribuições das ciências das religiões para o ensino religioso escolar

uma abordagem teórica e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i1.2727

Resumo

Este artigo discorre sobre a pertinência das contribuições das Ciências das Religiões para o Ensino Religioso Escolar numa abordagem teórica e prática, tendo por objetivo incentivar e valorizar a formação continuada de professores(as) de Ensino Religioso. Assume-se que as Ciências das Religiões têm importantes contribuições para a formação continuada dos(as) professores(as) de Ensino Religioso, em seu fazer pedagógico, sendo capaz de apontar caminhos e metodologias que tornem as aulas mais dinâmicas e atrativas para os(as) alunos(as). Autores, como Tworuschka, Junqueira, Freitas, Santos, entre outros, fundamentam a pesquisa bibliográfica que retoma ainda a discussão da formação do(a) professor(a) de Ensino Religioso, vinculada ao fazer pedagógico da sala de aula. A pesquisa ressalta a importância das Ciências das Religiões para a formação teórica do profissional do Componente Curricular Ensino Religioso concomitante à sua prática docente.

Biografia do Autor

Rosani Muniz Marlow, Universidade Federal do Espírito Santo

ROSANI MUNIZ MARLOW é Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL/UFES (2021). Possui Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGEL/UFES) (2016); Especialização em Estudos Linguísticos: Linguagem e funcionamento pela UFES (2005), e Graduação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela UFES (2001). Lecionou como professora voluntária na UFES (2016). Trabalhou como professora na Faculdade Europeia de Vitória (FAEV) (2013-2016, 2018-2019) e na Universidade Luterana do Brasil, em Manaus (ULBRA/AM) (2017). Atuou como professora substituta do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Campus Vitória) (2018) e como professora de redação no projeto Pré-Enem Digital (SEDU / ESESP) (2019). Foi professora e diretora interina da Escola Luterana de Vila Velha (2020). Foi professora da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) (2020-2021). Atualmente, é professora substituta da UFES (2022.1-). Estuda as áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística (Pragmática, Linguística Textual, Linguística Aplicada), com afinidade pelas áreas de Jornalismo, Pedagogia, Educação e Ensino Religioso.

Downloads

Publicado

2023-11-27