A construção de uma sociedade tolerante por meio do Componente Curricular de Ensino Religioso na modalidade da Educação de Jovens e Adultos

possibilidades e desafios

Autores

  • Singlei Ferreira Augusto Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v11i1.2712

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de identificar de que maneira a escola pode funcionar como um ambiente de diálogo para proporcionar a construção de uma sociedade tolerante. Nesse cenário, analisa-se o Componente Curricular de Ensino Religioso como instrumento capaz de atuar e concretizar esse objetivo, ressaltando suas competências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Considera-se um cenário marcado pela intolerância, desrespeito, preconceito e pelas diversas formas de violência diante de um contexto plural da sociedade brasileira. Diante disso, o presente estudo realizou uma pesquisa bibliográfica, em que foram selecionados materiais pertinentes ao tema em questão, como doutrinas e artigos científicos. Concluiu-se que o Componente Curricular de Ensino Religioso, enquanto área do conhecimento, pode ser utilizado como instrumento útil e adequado para proporcionar o diálogo e o respeito à diversidade religiosa e, consequentemente, formar cidadãos capazes de compreender que a diversidade e a liberdade religiosa são direitos fundamentais expressamente assegurados.

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Publicado

2023-11-27