SEXUALIDADE, IDENTIDADE DE GÊNERO E ENSINO RELIGIOSO

meditações e desdobramentos na Educação Básica

Autores

  • Giovana Penha Zaché Manfioletti Faculdade Unida de Vitória
  • Cidimar Andreatta

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i2.2706

Resumo

Este artigo objetiva propor um diálogo entre sexualidade e identidade de gênero, compreendidos como parte dos conteúdos curriculares da Educação Básica e relacionando-os aos conhecimentos da disciplina de Ensino Religioso. Dividido em três seções, este trabalho parte de uma revisão bibliográfica, com foco qualitativo em variados documentos sobre a temática. Na primeira, discorre-se sobre o pensamento judaico-cristão, a construção da masculinidade, o poder patriarcal e a padronização da sexualidade na sociedade. Na segunda, apresenta-se o entendimento religioso, médico, científico e social sobre o corpo, a sexualidade e a identidade de gênero, inseridos historicamente no sistema de ensino brasileiro. Na última, trazem-se apontamentos sobre como a sexualidade e identidade de gênero estão implementados na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, relacionando os conteúdos atitudinais e procedimentais da Educação Básica aos conteúdos da disciplina de Ensino Religioso, de modo a se erigir saberes sobre empatia e equidade. Os resultados do trabalho demonstram a dificuldade de se construir um ambiente escolar livre de preconceito e discriminação, uma vez que é visível a negação dos órgãos de gestão e a falta de uma formação que propicie discussão sobre a sexualidade e identidade gênero, no espaço escolar.

Biografia do Autor

Giovana Penha Zaché Manfioletti, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória; Pós-graduada em Formação Socioeconômica do Brasil, pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduada em Geografia pela Faculdade Castelo Branco e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. E-mail: gp_z@hotmail.com

Cidimar Andreatta

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL. Membro do Grupo de Pesquisa de Estudos Avançados em Educação Matemática – GPEA-EM/UNICSUL. E-mail: cidimarcol@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-02-20

Edição

Seção

Dossiê: Religião e Espaço Público