SEXUALIDADE, IDENTIDADE DE GÊNERO E ENSINO RELIGIOSO
meditações e desdobramentos na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v10i2.2706Resumo
Este artigo objetiva propor um diálogo entre sexualidade e identidade de gênero, compreendidos como parte dos conteúdos curriculares da Educação Básica e relacionando-os aos conhecimentos da disciplina de Ensino Religioso. Dividido em três seções, este trabalho parte de uma revisão bibliográfica, com foco qualitativo em variados documentos sobre a temática. Na primeira, discorre-se sobre o pensamento judaico-cristão, a construção da masculinidade, o poder patriarcal e a padronização da sexualidade na sociedade. Na segunda, apresenta-se o entendimento religioso, médico, científico e social sobre o corpo, a sexualidade e a identidade de gênero, inseridos historicamente no sistema de ensino brasileiro. Na última, trazem-se apontamentos sobre como a sexualidade e identidade de gênero estão implementados na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, relacionando os conteúdos atitudinais e procedimentais da Educação Básica aos conteúdos da disciplina de Ensino Religioso, de modo a se erigir saberes sobre empatia e equidade. Os resultados do trabalho demonstram a dificuldade de se construir um ambiente escolar livre de preconceito e discriminação, uma vez que é visível a negação dos órgãos de gestão e a falta de uma formação que propicie discussão sobre a sexualidade e identidade gênero, no espaço escolar.Downloads
Publicado
2023-02-20
Edição
Seção
Dossiê: Religião e Espaço Público