Teoria e prática docente
reflexões da cultura pentecostal a partir do componente curricular de ensino religioso na BNCC
DOI:
https://doi.org/10.35521/unitas.v10i1.2679Resumo
Apresenta-se aos leitores, os desafios da prática docente no componente curricular do Ensino Religioso na visão das Ciências das Religiões. Na composição da sociedade brasileira, verifica-se o pluralismo religioso acentuado, com evidência sincrética por meio das manifestações multiculturais. O fenômeno analisado, está em concordância com os discentes inseridos na Educação Básica na Etapa do Ensino Fundamental, professantes da vertente religiosa pentecostal, com expressões socioculturais brasileiras. O material pedagógico norteador para elaborar o planejamento de aulas adequadas para propagar o respeito às diferenças está embasado na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa está direcionada pela metodologia de revisão sistemática bibliográfica e etnográfica. A análise dos dados tem como finalidade aplicar métodos pedagógicos eficazes para combater o fundamentalismo religioso no espaço público escolar, colaborando para disseminar a diversidade cultural e religiosa e romper com o proselitismo.Downloads
Publicado
2023-01-24
Edição
Seção
Dossiê: Evangélicos e a Sociedade