Teoria e prática docente

reflexões da cultura pentecostal a partir do componente curricular de ensino religioso na BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i1.2679

Resumo

Apresenta-se aos leitores, os desafios da prática docente no componente curricular do Ensino Religioso na visão das Ciências das Religiões. Na composição da sociedade brasileira, verifica-se o pluralismo religioso acentuado, com evidência sincrética por meio das manifestações multiculturais. O fenômeno analisado, está em concordância com os discentes inseridos na Educação Básica na Etapa do Ensino Fundamental, professantes da vertente religiosa pentecostal, com expressões socioculturais brasileiras. O material pedagógico norteador para elaborar o planejamento de aulas adequadas para propagar o respeito às diferenças está embasado na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa está direcionada pela metodologia de revisão sistemática bibliográfica e etnográfica. A análise dos dados tem como finalidade aplicar métodos pedagógicos eficazes para combater o fundamentalismo religioso no espaço público escolar, colaborando para disseminar a diversidade cultural e religiosa e romper com o proselitismo.

Biografia do Autor

Andréa Marins Coutinho Bernardes, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

Mestranda em Ciências das Religiões (PPGCR – UNIDA), licenciada em Ciências Sociais, professora de Geografia da Rede Municipal de Mimoso do Sul – ES e de Sociologia da Rede Estadual do Estado do Espírito Santo. andreabernardes8@gmail.com

Kelvia Françoise Souza Pavão Massini, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

Mestranda em Ciências das Religiões (PPGCR – UNIDA), licenciada em Ciências Sociais, professora de Geografia e Sociologia da Secretaria Estadual do Estado do Espírito Santo e Secretaria Municipal de Mimoso do Sul-ES - E-mail: kelviapavao@hotmail.com

Rosa Amélia Menassa da Silva, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

Mestranda em Ciências das Religiões (PPGCR – UNIDA), licenciada em Ciências- Habilitação Plena em Matemática e licenciada em Pedagogia, professora de matemática e Supervisora Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Vargem Alta- ES, pesquisadora do grupo de pesquisa Religião, Gênero, Violência: Direitos Humanos (REGEVI) FUV. E- mail seme.efair.vargemalta@gmail.com  

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Publicado

2023-01-24

Edição

Seção

Dossiê: Evangélicos e a Sociedade