“Cracolândia” na escola

um debate possível

Autores

  • José Miguel Santos Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)
  • Maria Fernanda Degan Bocafoli Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i1.2675

Resumo

Tendo como tema condutor o conceito de cidadania, pensado enquanto direito individual a ser resgatado por dependentes químicos submetidos à estigmatização social na “Cracolândia” paulistana, bem como enquanto função e objetivo da educação escolar, este artigo se propõe a expor, em sua primeira parte, uma caracterização do drogadito na região da “Cracolândia” e, em seguida, as ações promovidas pelo projeto Cristolândia no âmbito do programa de recuperação destes indivíduos. Propõe-se aqui que este programa não só busca tratar a saúde corporal desses indivíduos, mas também resgatar as condições de exercício de sua cidadania e regenerar sua pessoa social, oferecendo suportes sociais importantes para a definição e resgate do status de cidadão. Já na segunda parte deste artigo, a partir de documentos fundantes da prática pedagógica no Brasil e no estado de São Paulo, como a Lei de Diretrizes e Bases, Base Nacional Comum Curricular e Currículo Paulista, apresentar-se-á uma sequência didática voltada para o Ensino Médio, tendo no horizonte a finalidade precípua de um Mestrado Profissional: a aplicabilidade crítica e prática dos conhecimentos adquiridos. Pretende-se que o debate sobre a “Cracolândia” paulistana propicie aos estudantes espaços e momentos de reflexão sobre cidadania e os caminhos e limitações para o pleno alcance e exercício deste direito previsto na Constituição.

Biografia do Autor

José Miguel Santos, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

Professor de educação básica da rede estadual de educação de São Paulo, mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade UNIDA de Vitória (Programa de Mestrado Profissional).

Maria Fernanda Degan Bocafoli, Universidade Federal do ABC

Professora de educação básica da rede estadual de educação de São Paulo, mestranda do Programa de Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC

Downloads

Publicado

2023-01-24

Edição

Seção

Dossiê: Evangélicos e a Sociedade