BRASIL MOSTRA A TUA CARA

O CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO E SUAS MULTIPLAS FACES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i2.2671

Resumo

Este texto tem por objetivo abordar sobre a configuração da experiência religiosa do campo brasileiro e suas múltiplas faces. No que concerne aos aspectos metodológicos desta pesquisa escolheu-se a pesquisa que labora pelo campo teórico, haja vista possuir uma vasta gama de materiais disponíveis que desde periódicos científicos, há obras impressas, na qual os pressupostos de Pierre Bourdieu, Pierre Sanches, Daniele Hervieu-Léger, entre outros aportes teóricos, darão os devidos sustentáculos cognitivos, a fim de compreender esses fenômenos religiosos. De modo tripartite essa pesquisa quanto ao seu construto epistemológico envereda-se no primeiro momento discorrer sobre as noções de campo religioso e Habitus bourdieusiano relacionando-os com a configuração das religiões no Brasil, sendo que posteriormente tratará como as religiões e as religiosidades se tornam em suma digressões historiográficas, e por último fará uma relação com as interfaces da história no tempo presente e o lugar da memória no campo religioso.

Biografia do Autor

ELTON EDUARDO ARAUJO, Faculdade Unida de Vitória - FUV - ES

Doutorando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Pós-Graduação em Psicologia Pastoral na Faculdade Boas Novas (FBN).E graduado em Ciências Teológicas (Faculdade Boas Novas).

Jose Fabio Bentes Valente, Universidade Católica de Pernambuco - Unicap - PE

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP (2022-), na qualidade de bolsista PROSUC/CAPES. Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória-FUV (2019). Graduado em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas - FBN (2017). Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2020-). 

Downloads

Publicado

2023-02-20