Este artigo examinou o niilismo, que tanto questiona o religioso como abre novos paradigmas para o Ocidente: a superação e morte da metafisica greco-judaico-cristã. Para tal, conhecemos perifericamente o aforismo 125 da obra “A Gaia Ciência”, onde se declara: “Deus morreu”. Procuraremos entender o alcance desta afirmação, tratando elucidar qual Deus morreu. Isto se fez em conexão com a afirmação bíblica “Eu sou”, encontrada em Êxodo 3,14, que indicou o Nome de Deus judeu e cristão. Esta análise é clara em Santo Agostinho, realizando a imbricação do Nome de Deus no encontro cultural judaico-cristão-helênico. Palavras-chave: Metafísica, morte de Deus, Niilismo.
Biografia do Autor
Jesus Manuel Lopez, Igreja católica Romana
Nasci em Medellin (colombia) em 1953, lá fiz meu esudos filosoficos e teologicos. Ordeneme presbiero em 1988, e me graudei como teologo no brasil. Apreente minha defesa de dissertacao pra mestrado em Ciencias da Religiao na faculdade unida em maio do 2015
Este portal utiliza o Open Journal Systems (OJS 3.3.x), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.