O Ensino Religioso como ferramenta de combate a Intolerância religiosa no espaço escolar

Autores

  • André Luís Martins Carvalhosa Faculdade Unida de Vitoria

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i2.2627

Resumo

Ministrar o Ensino Religioso em sala sempre foi um desafio, e nos dias de hoje tal desafio se tornou ainda mais difícil, considerando que a visão colonial de algumas denominações religiosas ainda permanece até os dias de hoje no ambiente escolar. Contribuindo assim para o aumento da intolerância religiosa no espaço escolar, espaço esse que tem como um dos princípios a ética e o respeito por toda comunidade escolar, independente da raça, sexo, e ideologias religiosas. Diante dessa situação, é necessário discutir e apontar para o contexto em que algumas delas permitem gerar subsídios para lidar com os mais diversos casos de intolerância religiosa no ambiente escolar. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica que visa resumir os principais eventos e contextos que reforçam a intolerância religiosa, e as soluções ou alternativas necessárias para eliminar essa prática absurda. Para isso temos como o principal objetivo, identifica de que forma a disciplina de Ensino Religioso, possa contribuir para a erradicação da intolerância religiosa no ambiente escolar. Tal objetivo acaba nos trazendo outros como: Identificar o cenário do ensino religioso no Brasil desde o período colonial até os dias atuais; e identificar as Lacunas existentes no Ensino Religioso nas Escolas. Como subsidio usaremos alguns autores (as), entre eles Borges (2016), Baptista (2020), CNBB (2007), Junqueira (2010), Santana (2022), Santos (2016), entre outros.

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Publicado

2023-02-20

Edição

Seção

Dossiê: Religião e Espaço Público