Um olhar para a caminhada dos israelitas rumo à liberdade em Êxodo 16,1-35 sob a perspectiva da interface entre religião e migração

Autores

  • Reginaldo de Abreu Araujo da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v10i1.2625

Resumo

A Bíblia está recheada de exemplares de indivíduos e grupos que migram entre os distintos lugares bíblicos. O Livro do Êxodo narra a migração dos israelitas do Egito, terra da escravidão, rumo a uma terra onde corre leite e mel. Eles viveram muitas situações que migrantes aos milhares têm que experienciar em suas trajetórias: desejos de vida melhor, arrependimentos, nostalgia pela terra anterior, condições precárias de subsistência, escassez de alimentação, necessidade de estímulo para prosseguir na caminhada, presença da fé e da liderança religiosa, realização da chegada ao novo destino. Este trabalho de pesquisa bibliográfica pretende fazer uma interface entre religião e migração a partir de Êxodo 16,1-35 e mostrar que a fé religiosa se constitui eficaz na reafirmação dos sonhos e dos objetivos na caminhada migratória.

Biografia do Autor

Reginaldo de Abreu Araujo da Silva, PUC-SP

Mestre e doutorando em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa NUMINA: Núcleo de Estudos de Psicologia da Religião e da Espiritualidade (PUC-SP).

Downloads

Publicado

2023-01-24