Contextos do Ensino Religioso que potencializam o racismo religioso

Autores

  • Cristina de Lacerda Tessarole FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v9i2.2523

Resumo

Diferentes cenários e contextos caracterizam os desafios para o Ensino Religioso na escola, o que ocasiona o racismo religioso. Situações diversas de intolerância e despreparo dos docentes contribuem para que existam entraves no ER no contexto escolar. Frente a este cenário, é necessário discutir e apontar alguns destes contextos que permitem gerar subsídios para o enfrentamento dos mais diversos casos de racismo religioso. Neste sentido, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica explorativa que buscou sumariar os principais eventos e contextos que potencializam o racismo religioso e quais as soluções ou alternativas necessárias para o enfrentamento. Por mais que existem pesquisas e trabalhos relacionados a área é importante sempre colocar em pauta e promover diálogos e reflexões a cerca do assunto. Portanto, percebemos que é necessário inserir a temática dentro de um cenário permanente, contínuo e holístico permitindo o enfrentamento do racismo religioso, baseado em uma educação livre, participativa, democrática e tolerante, potencializando a motivação e participação do aluno, independente de religioso.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Dossiê: Religião e Racismo