Rubem Alves: educação e religião
Resumo
A preocupação com a infância e sua relação com a educação articuladas com a experiência religiosa está presente em múltiplos campos do conhecimento, na atualidade, como bem representa Rubens Alves em várias de suas obras. Para o escritor, educação e religião estão diretamente envolvidas com questões socioculturais, demonstradas, no que chama de experiência estética, de olhar sensível, de afetividade docente e de encantamento. Nessa esteira, percebemos que o pensamento de Alves está cada vez mais próximo do campo educacional atual, pois nas relações educativas o ensinar conhecimentos não deve se restringir ao conjunto operacional presente nas áreas disciplinares mas, potencializar as experiências do discente para que haja melhor conexão entre o aprendizado e sua vivência, entre afeto e cognição. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a articulação dessas dimensões, na obra de Rubem Alves. Assim, este estudo está constituído por pesquisa bibliográfica projetada em uma metodologia qualitativa. Como considerações finais, afirma-se o pioneirismo de Alves em buscar, por meio da opinião de diversos autores um posicionamento educacional articulado à religião e vinculados à reunião de fatores da subjetividade, afetividade e relacionamentos sociais vigentes.Downloads
Publicado
2021-09-13
Edição
Seção
Dossiê: Rubem Alves: educação e religião