ESPIRITUALIDADE E RELIGIÃO/RELIGIOSIDADE DENTRO DA PSICOLOGIA DA RELIGIÃO E DA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Flávio Aparecido de Almeida Faculdade Unida de Vitória
  • Andreia Maia Fernandes FUV

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v9i2.2407

Resumo

O presente artigo tratará da relação entre a Psicologia da Religião (PR) e os conceitos de espiritualidade e religião/religiosidade, explicitando a necessidade da compreensão dessas duas facetas do ser humano em sua essência para que se compreenda toda a atitude religiosa. De forma dialógica, será feita a revisão sistemática de textos da área da PR e de áreas de interesse á PR, os quais tratam dessas esferas basilares do homo religiosus. Assim, será possível compreender o que há de saudável e o que pode desenvolver-se de insalubre neste ser que busca o transcendente. Será seu objetivo explanar e expandir a compreensão dos conceitos em foco assim como a pesquisa própria da PR como um todo. O problema no texto será posto em relação ao ser humano moderno, uma vez que tanto a PR quanto a própria religião são historicamente determinadas.

Biografia do Autor

Flávio Aparecido de Almeida, Faculdade Unida de Vitória

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí(2015), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Faminas(2015), graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2008), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes(2013), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017), especialização em Psicologia Social pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017), especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2009), especialização em Ensino Religioso pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes(2012) e especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Candido Mendes(2015). Atualmente é Psicólogo Clínico do Consultório de Psicologia, Psicólogo do Abrigo Institucional de Espera Feliz, Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e Membro de comitê assessor do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciências das Religiões; Psicologia da Religião, Subjetividade; Experiencia Religiosa, Coping religioso; Qualidade de vida.

Andreia Maia Fernandes, FUV

Mestranda em Ciências das Religiões pela faculdade UNIDA de Vitória, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004), Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade Metropolitana de Santos, Especialização lato Sensu em Cultura e Meios de Comunicação PUC - São Paulo/SP; Especialização em Alfabetização e Letramento; Especialização em Alfabetização e Letramento - FINOM - Paracatu/MG; Especialização em Gestão de Pessoas FINOM- Paracatu/MG. Atuou como Educadora da Rede Municipal de Alto Caparaó/ MG 2005 -2006; Chefe de Serviço de Assistência Social da Cidade de Alto Caparaó/MG 2004-2005. Atualmente é formadora na Equipe do MOBON e realiza cursos de formação e de Espiritualidade nas Paróquias da Forania de Carangola/MG e paróquias da Diocese de Caratinga/MG e outras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Experiência em gestão de pessoas, serviços administrativos e contábeis. Membro do Conselho da Criança e Adolescente da cidade de Espera Feliz, Sócia do Club Arca de Espera Feliz, membro ativo da AÇÃO (Associação de Moradores do Bairro Santa Cecília e Adjacentes) e Coordenadora Pedagógica do Projeto para Crianças da AÇÃO.É gerente administrativa - Paróquia de São Sebastião de Espera Feliz/MG>

Downloads

Publicado

2021-12-20