DA FANTASIA À ESPIRITUALIDADE: O SENTIMENTO RELIGIOSO SEGUNDO C. S. LEWIS
Autores
Fabio Coronel Gagno Junior
Faculdade Unida de Vitória
Resumo
Este trabalho procurou expor a relação existente entre fantasia e espiritualidade a partir da teoria literária de C. S. Lewis e autores relacionados. Desenvolveu-se traçando a função deste gênero literário, bem como comprovando, por meio da crítica especializada, sua capacidade de cumprir com os processos que levam à transcendência e à espiritualidade. Apoiou-se em concordâncias entre Lewis e escritos sobre filosofia da religião para consolidar a originalidade e a legitimidade do sentimento religioso enfatizado. Concluiu o anseio como terminologia lewisiana para receitar a essência do sentimento religioso.
Biografia do Autor
Fabio Coronel Gagno Junior, Faculdade Unida de Vitória
Possui graduação em Teologia (FUV, 2009) e Filosofia (UNISUL, 2014); especialização em Ensino Religioso (FUV, 2009) e Psicanálise (UNIG, 2013); e está mestrando em Ciências das Religiões (FUV, 2° ano); com experiência docente em Filosofia pela SEDU/ES; e em Ensino Religioso pela PMVV/ES. Atualmente tem pesquisado sobre as conexões entre literatura fantástica e filosofia da religião, sobretudo a partir de temas como: fantasia, espiritualidade, sentimento religioso, fenomenologia da religião e sagrado; e também sobre o legado intelectual do autor C. S. Lewis.
Este portal utiliza o Open Journal Systems (OJS 3.3.x), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.