MÍDIA, EMPREENDEDORISMO E PODER: O CASO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
Autores
Alves Granier Granier
Lion G. Alves UNIDA
Resumo
O presente artigo procura discorrer brevemente sobre o crescimento da IURD no campo religioso brasileiro, da sua origem até 1990. Foi analisado o crescimento expressivo da denominação religiosa a partir do rádio e da tevê. A instituição inovou o modelo de igreja brasileira, rompendo com modelos tradicionais, sofreu rupturas e inovações, a partir disso, trouxe uma nova parceria entre os meios de comunicação social e a religião. A igreja promoveu para a religião, uma experiências inédita através dos meios de comunicação social, tornando seu crescimento expressivo. Outro fator fundamental para sua expansão no território nacional foi à retórica. Dotada de técnicas persuasivas, a denominação usa a retórica somada a técnicas empreendedoras para conseguir persuadir os ouvintes.
Biografia do Autor
Alves Granier Granier, Lion G. Alves UNIDA
Especialista em Ensino Religioso pela Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo (UNIVES/2012), formou-se em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2011/UNIDA) e Filosofia pela Faculdade de Nanuque (2013/FANAN), obtendo o título de Bacharel em Teologia e Licenciado em Filosofia. Pesquisa: História do Cristianismo Primitivo e Medieval, História do Pensamento Religioso e História da Filosofia Cristã. Recentemente pesquisa o helenismo e suas principais correntes: Ceticismo, Estoicismo e Epicurismo a partir dos seguintes temas: Ética e Moral, Bem, Verdade, Alma, Deus.
Este portal utiliza o Open Journal Systems (OJS 3.3.x), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.