Referenciais Curriculares para o Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3158

Resumo

Este artigo objetiva, primeiramente, contextualizar, desenvolvendo a memória do Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo. Em seguida, refletimos sobre o referenciais curriculares para o Ensino Religioso, indicando o ano, as pessoas responsáveis por seu desenvolvimento e publicação e informações pertinentes a sua produção. Analisamos aspectos que são convergentes com a orientação curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), verificando as especificidades/avanços do currículo do Ensino Religioso do Estado do Espírito Santo com a proposta curricular da BNCC. Indicamos, na conclusão, elementos importantes para que os/as leitores/as possam perceber e compreender as características do currículo para o Componente Curricular Ensino Religioso no estado do Espírito Santo. A metodologia utilizada é qualitativa, bibliográfica e documental, com ênfase na análise do referencial curricular (2020) e as orientações curriculares (2025).

Downloads

Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas