Adaptações da BNCC nos referenciais curriculares para o Ensino Religioso no Maranhão, no Ceará e no Rio Grande do Norte: um exercício de sociologia do currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3156

Resumo

Neste texto são avaliadas as adaptações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas referências curriculares de três estados do Nordeste brasileiro, Maranhão (MA), Ceará (CE) e Rio Grande do Norte (RN), com foco no componente Ensino Religioso. É um exercício de sociologia do currículo que busca levar em consideração as discussões mais recentes em teoria do currículo, sem perder de vista as especificidades do componente em questão. Elas terminam por deixar a crítica um pouco menos severa que outras já realizadas sobre a BNCC. Mas o exercício leva a um questionamento a respeito da clareza a respeito de quem são as pessoas que definem o que deve ser ensinado nas aulas de Ensino Religioso e como. Também identifica reiterações, ampliações e adições que são significativas no currículo e fomentam oportunidades de aprendizagem, mas que foram redigidas sem muita especificidade para cada estado selecionado, de forma que poderiam ser contribuições de qualquer outro.

Biografia do Autor

Waldney de Souza Rodrigues Costa, Doutor em Ciência da Religião pela UFJF, professor adjunto do Departamento de Ciências da Religião da UERN.

Doutor em Ciência da Religião pela UFJF, professor adjunto do Departamento de Ciências da Religião da UERN.

Downloads

Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas