Análise da proposta curricular do Ensino Religioso da região Centro Oeste à luz da BNCC

Autores

  • Sônia Maria Dias Doutora em Ciências da Religião (PUC - MINAS GERAIS)

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3153

Resumo

É de responsabilidade dos Estados elaborar e implementar a proposta curricular à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em específico do ensino religioso os currículos, dos Estados da região centro oeste do Brasil, apresentam pluralidade de compreensão e estratégias divergentes, chegando ao ponto da total exclusão da área de conhecimento e do componente curricular de ensino religioso. Esse artigo tem como objetivo pontuar as variações entre os currículos estaduais da região centro oeste brasileiro e a BNCC. A metodologia utilizada é a hermenêutica dos currículos elaborados e implementados pelos Estados da região centro oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal), em consonância com a proposta da BNCC. Conclui-se que os currículos dos Estados analisados explicitam divergências na compreensão do objeto de estudo do Ensino Religioso, e na referência epistemológica da(s) Ciência(s) da Religião(ões) proposta pela BNCC para ensino religioso.

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Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas