Os Referenciais Curriculares dos Sistemas de Ensino das Unidades Estaduais à luz da Base Nacional Comum Curricular

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DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3150

Resumo

Este estudo visou compreender como as Unidades Federativas interpretaram e reorganizaram a proposta da Base Nacional Comum Curricular regionalmente. Para tal após a leitura dos vinte e cinco referenciais localizados a partir dos documentos disponibilizados pelas respectivas Secretarias de Educação foram elaborados critérios para a compreensão destes documentos especificamente sobre o Ensino Religioso. Foi possível identificar características tais como apenas a reprodução da BNCC até uma releitura do mesmo documento, sendo algumas Unidades Federativas efetivamente ocuparam em aproximar o projeto deste componente curricular as características culturais religiosas de seus diferentes contextos. Assim como verificamos que o Estado de Goiás informou que não elaborou um referencial para o Ensino Religioso e o de Alagoas não foi localizado. Desta forma a compreensão da regionalização da educação é importante para compreender as diferentes perspectivas de ensino aprendizagem propostas para um país com dimensões continentais como o Brasil.

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Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas

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