Perspectivas filosóficas da hermenêutica simbólica: uma análise de materiais infantis e juvenis da Igreja Luterana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i1.2869

Resumo

Este estudo apresenta uma análise de materiais infantis e juvenis da Igreja Luterana trazendo um olhar hermenêutico para esses elementos. Entende-se por materiais luteranos aqueles que podem ser usados pela Igreja para manter seus adeptos dentro dos ensinamentos priorizados pela religião luterana, e estão contidos especialmente em produções e práticas, como na Escola Dominical e numa revista juvenil de cunho educativo-religioso. Contextualiza-se diferentes símbolos do luteranismo, os quais são considerados materiais de controle moral usados pela Igreja Luterana, buscando relações com a corrente filosófica de interpretação hermenêutica do ponto de vista da hermenêutica simbólica. Assim, mobiliza-se a interpretação de fontes documentais históricas junto aos aspectos educacionais, doutrinários e religiosos luteranos, especificamente da vertente luterana IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil). Verifica-se que tais materiais religiosos luteranos possuem características latentes para manter uma aproximação do fiel com os ensinamentos religiosos.

Biografia do Autor

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas/ Doutora em Educação

Professora efetiva do Departamento de Fundamentos da Educação/ Programa de Pos graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Vice lider do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação Bolsista CNPQ PQ2

Karen Laiz Krause Romig, Programa de Pós graduação em Educação-Universidade Federal de Pelotas-

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação PPGE/FaE/UFPel. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas.

Elias Krüger Albrecht, Programa de Pós graduação em Educação-Universidade Federal de Pelotas-

possui Graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2017) e Especialização em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2020). Mestrado em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (2019). Doutorando em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas. Membro do grupo de pesquisa: Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (CEIHE).

Downloads

Publicado

07/01/2025

Edição

Seção

Artigos