Perspectivas filosóficas da hermenêutica simbólica: uma análise de materiais infantis e juvenis da Igreja Luterana
DOI:
https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i1.2869Resumo
Este estudo apresenta uma análise de materiais infantis e juvenis da Igreja Luterana trazendo um olhar hermenêutico para esses elementos. Entende-se por materiais luteranos aqueles que podem ser usados pela Igreja para manter seus adeptos dentro dos ensinamentos priorizados pela religião luterana, e estão contidos especialmente em produções e práticas, como na Escola Dominical e numa revista juvenil de cunho educativo-religioso. Contextualiza-se diferentes símbolos do luteranismo, os quais são considerados materiais de controle moral usados pela Igreja Luterana, buscando relações com a corrente filosófica de interpretação hermenêutica do ponto de vista da hermenêutica simbólica. Assim, mobiliza-se a interpretação de fontes documentais históricas junto aos aspectos educacionais, doutrinários e religiosos luteranos, especificamente da vertente luterana IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil). Verifica-se que tais materiais religiosos luteranos possuem características latentes para manter uma aproximação do fiel com os ensinamentos religiosos.Downloads
Publicado
07/01/2025
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Artigos
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